Montanhismo na Serra da Baitaca

*Por Marumby Montanhismo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quem chega em Curitiba e olha ao leste – quando a nebulosidade característica da região permite – vislumbra no horizonte, a Serra do Mar Paranaense.

Em primeiro plano, mais próximo à capital, está a Serra da Baitaca, no município vizinho de Quatro Barras, sendo seu ponto culminante o Anhangava, considerado um dos melhores Campo Escola de Montanha do Brasil para a iniciação ao montanhismo. Os significados do nome desta montanha na cultura guarani relacionam-se com o Anhanga; entidade das mudanças bruscas, local de brincadeira e também, como difundido pelos cristãos, Morada do Diabo.

O Anhangava localiza-se no Distrito da Borda do Campo a 35Km de Curitiba e é um ótimo local para quem quer iniciar-se no montanhismo e para os praticantes da escalada em rocha que aproveitam diferentes graus de dificuldade e diversas técnicas que as formações rochosas do granito proporcionam – agarras, aderências, fendas, fissuras, chaminés, oposições, diedros e tetos. Quem frequenta o Anhangava, em meio à transição da Floresta de Araucárias e a Floresta Atlântica têm o privilégio de contemplar a natureza e a cultura da vida ao ar livre somadas a paisagens de tirar o fôlego.

A trilha para se chegar ao cume da montanha possui em torno de 5Km de extensão, é realizada em até duas horas de caminhada, tendo um desnível de subida equivalente a580 metros- desde a base até o cume – com uma intensidade de esforço físico significativa e vários pontos de descanso e contemplação.

A região do Anhangava é um dos marcos para a colonização dos campos de Curitiba por conta do caminho histórico do Itupava que liga o litoral ao planalto. Há aproximadamente cem anos ocorre a extração do granito, rocha predominante que serviu para abastecer Curitiba nos calçamentos e construções. As famílias que se estabilizaram nesta região – em sua maioria de descendência italiana – trouxeram técnicas e conhecimento de cantaria que significa dar forma às rochas resultando em cantos.

Quanto aos registros do montanhismo, não se sabe ao certo quem subiu pela primeira vez a Montanha, mas provavelmente tenham sido os indígenas que habitavam a região. Com a chegada da civilização registraram-se as primeiras inscrições na Caverna do Urubu – próxima à metade da trilha de subida da Montanha – que datam do século XVIII. Em 1943 foi registrada pelo Círculo dos Marumbinistas de Curitiba, a primeira ascensão, realizada pelo montanhista Rudolfo Stamm, um de seus principais guias. Em 1946 começaram a aparecer as primeiras vias de escalada. Um grupo de Marumbinistas escalou algumas fendas e encontrou, próximo à Curitiba, um ótimo Campo Escola para treinar e se aperfeiçoar para escaladas do Marumbi – considerado o marco de início do Montanhismo do Brasil, escalado desde 1879.

Boa parte deste primeiro plano serrano faz parte de uma Unidade de Conservação, o Parque Estadual da Serra da Baitaca, que, embora tenha sido decretado como unidade de conservação em 05/06/02, até o momento está apenas no papel, necessitando de regularização fundiária, plano de manejo e um centro de visitantes. Hoje temos um trailer como receptivo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em um dos três acessos ao Parque, via Borda do Campo. O trailer atende o Anhangava e o Caminho do Itupava – que segue para o Parque Estadual do Pico Marumbi. Muitos voluntários anônimos relacionados às Associações locais de Moradores, à Federação Paranaense de Montanhismo e ao Conselho Consultivo do Parque prestam apoio na manutenção das trilhas e à gestão do IAP em geral.

Para chegar ao centro de visitantes que dá acesso ao Anhangava e ao Itupava há placas indicativas desde a área central de Quatro Barras – com acesso via BR 116 sentido São Paulo. Ao lado da Prefeitura Municipal de Quatro Barras existe um centro de informações turísticas, aberto durante a semana em horário comercial e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 14h. Mapas do município e dos atrativos turísticos, listagem dos empreendimentos e empresas que oferecem serviços de guia podem ser consultados nos links:

http://www.quatrobarrasparana.com.br/index.php?area=mapaLocalizacao

http://www.quatrobarrasparana.com.br/index.php?area=turismo

*Texto produzido pela Marumby Montanhismo – empresa sediada na Borda do Campo, Quatro Barras/PR – que oferece capacitações em iniciação ao montanhismo e escalada em rocha bem como atividades turísticas como o Dia de Montanha e o Dia de Escalada.

Uma resposta

  1. Tania Silvado

    Esse lugar é fantástico mesmo !!!
    Boa publicação !

    maio 20, 2011 às 6:01 pm

Deixe um comentário