Escapadas nos finais de semana

* Por Mila Andrade

Imagem

Acordar cedo no sábado e ver o sol nascer tímido pela cidade faz parte de mais um programa de final de semana com aventura e muito contato com a natureza. Chegou a vez de subir o Pico Abrolhos, uma das montanhas do conjunto Marumbi – dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi -, unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada nos municípios paranaenses de MorretesPiraquara e Quatro Barras.

Nosso encontro foi na rodoviária de Curitiba. Todos os integrantes do grupo preparados para pegar o trem da Serra Verde Express às 08h15 da manhã e começar a descer a Serra do Mar. Aliás, o passeio de trem é muito rico em história e paisagens maravilhosas. Uma ótima opção para quem gosta de passeios tranqüilos. Em Morretes, é possível saborear o delicioso Barreado, – prato típico da região – e fazer um passeio pelo centro histórico da cidade.

Mas nosso objetivo era outro, estávamos à procura de mais adrenalina, queríamos subir montanha. Descemos na estação Marumbi, encontramos com nosso condutor e logo fomos recepcionados com as belas paisagens da natureza. O dia estava perfeito: vento gelado no rosto, mas com o sol brilhando. Começamos com os alongamentos e partimos para a caminhada inicial para aquecer o corpo e entrar em sintonia com a natureza. E lá vamos nós rumo ao cume de mais uma montanha. Subir montanha é uma mistura de superação, limites e expansão, pois nos proporciona conhecer melhor os limites do nosso corpo e encontrar o ritmo interno da respiração.

Imagem

O pico do Abrolhos, sem dúvida, foi pra mim a montanha que exigiu mais condicionamento físico e energia. A subida requer algumas técnicas, pois em alguns momentos precisamos de força para segurar em correntes e cordas para subir rochas. Lógico que todo esforço é recompensado com as paisagens que temos quando chegamos ao cume. É de tirar o folego a imensidão verde que é a vista lá de cima. Isso já faz valer a pena o final de semana e faz com que nossa energia volte renovada para mais uma semana de rotina.

Esse programa para o Pico Abrolhos foi realizado no dia 14/07 (sábado) com um grupo da Gondwana Brasil Ecoturismo.  Essas escapadas para montanha tem o objetivo de proporcionar atividades diferentes nos finais de semana, tanto para aqueles que gostam de aventura como para aqueles que querem começar a vivenciar e participar de programas parecidos. E também mostrar que atividades assim podem ser feitas em lugares próximo de Curitiba, sem precisar ir muito longe para ficar em contato com a natureza.

*que deseja que essas escapadas sejam realizadas com mais frequência nos finais de semana.