Final de Semana na Ilha do Mel

Este slideshow necessita de JavaScript.

Imaginar uma Ilha com praias belíssimas, trilhas, natureza exuberante e preservada, tranquilidade de caminhos percorridos apenas a pé (carros não são permitidos), silêncio e muita harmonia com a natureza, nos leva a pensar em algum destino no nordeste. De fato, há, por lá, muitas Ilhas com estas características, mas aqui me refiro a um lugar um pouco mais próximo, mais perto, do lado de Curitiba. Ilha do Mel.

A Ilha já ganhou reconhecimento internacional e está muito bem preparada para receber turistas de variados perfis (jovens, casais, famílias). Para chegar até lá, podemos sair de Morretes a bordo do cênico passeio de trem que liga Curitiba a Morretes (o famoso trem Serra Verde Express). Ou chegar em Morretes e ir diretamente de barco rápido até a Ilha a partir de Morretes mesmo, ou ainda ir de carro/van até Paranaguá (1h30 de travessia) ou Pontal do Sul (30min de travessia) para pegar as barcas regulares que fazem a travessia. O trajeto de barco já é um passeio em si. Navegar pela Baía de Paranaguá, em meio ao cenário que nos envolve de montanhas da serra do mar contrastando com as àguas calmas da Baía, também vale o passeio. Isso que nem chegamos ainda ao destino final, a Ilha do Mel.

São duas as comunidades principais da Ilha: Brasília e Encantadas (igualmente belas). Talvez a diferença que mais chame a atenção é que Encantadas ainda conserva a maior parte dos nativos, enquanto Brasília é mais turística. Do lado de Brasília está a Fortaleza e o Farol das Conchas, do lado de Encantadas; a Gruta das Encantadas. Em ambas encontraremos praias de àguas claras, manguezais, areia fina e branca, tranquilidade, silêncio e belíssimos cenários.

Como carros não são permitidos, tudo deve ser feito a pé ou de bicicleta. Os passeios mais comuns são: visita a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres (1h de caminhada de Brasília), pôr do sol no Farol das Conchas (de onde se pode observar a Ilha das Peças e o Parque Nacional de Superagui), e também a caminhada ou passeio de barco até Encantadas (para os que ficam em Brasília).

Outro passeio belíssimo, é ir de barco até a Ilha das Peças, aonde observamos os golfinhos a bordo de canoas de remo – chamadas também de canoa de um pau só – confeccionadas artesanalmente pela própria comunidade de pescadores da Ilha. Uma experiência inesquecível.

Charmosas e confortáveis pousadas (Treze Luas, Grajagan, Das Meninas e Enseada das Conchas) garantem um excelente café da manhã para começar e um bom descanso no final do dia. A dica para a noite é olhar para o céu estrelado que a Ilha oferece e lembrar que a simplicidade dos pequenos momentos carrega um poder imenso de alegria e felicidade.

Quer ir? A Gondwana tem saída confirmada dias 4 e 5 de Agosto. Veja aqui mais detalhes.

Deixe um comentário