Negócios com muita inspiração!

Por Tatiana Nicz*

O mês de setembro é agitado no escritório da Gondwana. Todo ano, nessa época, participamos  do encontro de negócios Abeta Summit. A correria se dá em parte na organização pré-evento,  em parte porque antes do evento, participamos pelo segundo ano consecutivo da operação e organização do FAM TOUR (viagem de familiarização) – oferecido para operadores internacionais por diversas operadoras de receptivo internacional em todas as regiões do país. Mas não estou aqui para escrever sobre a importância deste encontro  para a Gondwana enquanto operadora. O que pretendo é contar um pouco mais sobre a importância e a influência de tal encontro – tanto no âmbito pessoal como no profissional.

O Abeta Summit é um evento idealizado e organizado pela Abeta – Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura que mobiliza o trade com o objetivo de proporcionar, além de oportunidades de negócios,  aprendizado em novas tendências do mercado e trocas de experiência.

E é sobre essas trocas que quero falar um pouquinho mais. Além dos palestrantes que trazem insights e contam suas experiências, aprendemos também com o trabalho de cada participante e associado Abeta. Acho que, principalmente, aprendemos a enxergar macro enquanto agimos local.  Sentimos que fazemos parte de uma rede de pessoas – seres humanos – que optaram por trilhar um caminho diferente. Não nos contentamos com pouco.  Transformamos em trabalho, um estilo de vida. Amamos o que fazemos. Somos aqueles que respiram natureza e prezam pelo respeito e ética para com as comunidades envolvidas.

Estamos preocupados em fazer a diferença.  Acreditamos  que fazer turismo é mais do que viajar e conhecer lugares diferentes. Fazer turismo é aprender, mudar, trocar, evoluir.

Quando estamos em nossos escritórios – no corre-corre do dia-a-dia – em muitos momentos nos sentimos sozinhos. Mas reunidos em eventos como este percebemos que somos parte de uma grande rede de apaixonados pelo que fazem. E isso é muito inspirador! Eventos assim  recarregam nossa energia. Além de aprender e reciclar descobrimos que não estamos sozinhos e que, apesar de ter muita coisa ruim acontecendo no mundo, tem também muita coisa boa.  Tem muita gente boa que luta e acredita em um futuro melhor.

É isso.  Agora,  de volta ao escritório,  diante do computador e com a caixa de e-mails lotada, nos sentimos  reenergizadas. Sabemos que apesar de tudo, não estamos sozinhos, nem eu e nem você que também acredita que o mundo tem jeito. Deixo uma frase de uma das palestrantes, Tania Zapata, grande guerreira da rede do bem, que do alto de seus 75 anos não desiste de lutar.

“Quanto menos você leva, mais o espera!”

*Tatiana Nicz que ainda tem fé no turismo e nas pessoas!

Saiba mais como foi o evento: http://www.abetasummit.com.br/

2 Respostas

  1. Somos parte de um movimento de sociedade!
    O movimento pela cultura da vida ao ar livre.
    Tati, obrigado pelas palavras elas fazem todo o esforço da equipe executiva da ABETA ter sentido e valer a pena.
    Frente forte!
    Gustavo Timo

    setembro 29, 2010 às 5:05 pm

  2. Pingback: Os números de 2010 «

Deixe um comentário