Verde que te quero ver –te

*Por Tatiana Nicz

Se pudesse descrever os estados de Oregon e Washignton – ao norte da Costa-Oeste americana – em uma só palavra seria: verde. E por esse motivo incluí em meu roteiro de viagem Portland e Seattle, as capitais dos dois estados respectivamente.  A intenção era conhecer algo diferente, ir além da tão “batida” Califórnia. E assim, apesar do tempo curto, resolvi acrescentar um pouco de verde em meu caminhar.

Uma das últimas áreas americanas a ser colonizada, a região sofreu pouca alteração pelas mãos dos homens e é chamada de West Coast Greenery  -a CostaOeste verde. O conceito de sustentável aparece por lá com freqüência, seguindo a onda de São Francisco, também considerada uma cidade “eco friendly” (mesmo assim não se compara ao verde de Portland). Muitos dizem que a capital do estado de Oregon é a Curitiba americana. A diferença é que por lá as coisas são ecológicas de verdade, com princípios bem fundados na sustentabilidade e cidadãos conscientizados e comprometidos com o meio-ambiente.

Portland é cercada por florestas, parques e praças (mais de 100). Tudo o que se vê é verde. E o verde não está só nas cores das florestas; todos os prédios do governo possuem selo verde de sustentabilidade, ou seja, sistema de captação de água, placa solar, reciclagem de lixos etc. As grandes redes, como Starbucks e shoppings, existem, mas se perdem em meio a tantas boutiques de rua, cafezinhos, mercados com variadas opções de alimentos orgânicos e produtos naturais. Enfim, a cidade é literalmente verde. Impressionante e encantadora.

Pontos fortes: vale a pena pegar o trem Coast Starlight (que percorre toda a costaoeste) de São Francisco até Portland. São 19 horas que, apesar de longas, se perdem no aconchego do trem e principalmente, no visual de tirar o fôlego. O tour por uma parte do Columbia River Gorge; dirigimos por uma estrada cênica deslumbrante com mais de 70 cachoeiras distribuídas ao longo do caminho. Multnomah Falls, com quase 200 metrosde altura, é a mais impressionante de todas. E para fechar o tour: degustação de vinhos. Unforgetable!

Mais pontos fortes? Comer pelos diversos Food Carts espalhados pela cidade (as famosas barraquinhas de comida de Portland). Powells City of Books – uma das maiores livrarias do mundo -; vale no mínimo uma hora para explorá-la. O delicioso café da famosa Stumptown Coffee. Voodoo Donuts; donuts em vários formatos diferentes com nomes extravagantes, o mais famoso é o de vudu com geléia de morango no “coração”. E, claro, não poderia deixar de mencionar a Evergreen Escapes que me proporcionou tours tão maravilhosos. Um agradecimento especial ao Dan Moore, grande amigo e um dos proprietários da empresa. E foram tantas linhas para Portland que Seattle acabou ficou para o próximo post 🙂

 links interessantes:

Food Carts Portland

Powell´s City of Books

Stumptown Coffee 

Voodoo Doughnut

Evergreen Escapes 

*Por Tatiana Nicz que continua encantada com a quantidade de verde de Portland.

Uma resposta

  1. Como sempre…. Tatiana arrasa !

    julho 20, 2011 às 8:23 pm

Deixe um comentário