Viva México!

*Por Tatiana Nicz

Recentemente estive no México participando da 8.a edição do Adventure Travel World Summit – Encontro Mundial de Turismo de Aventura. Foram momentos de muita inspiração, oportunidades para aumentar minha rede de contatos e absorver as novas tendências do turismo de aventura no mundo – uma avalanche de informações que estou até agora tentando absorver e que gostaria de compartilhar com vocês.

O evento é organizado pela Adventure Travel Trade Association (Associação de Empresas de Turismo de Aventura) e, por ser itinerante, acontece anualmente em um lugar diferente e, diga-se de passagem, lugares escolhidos a dedo com características especiais. Nesse ano o evento foi realizado em San Cristobal de las Casas, uma cidade colonial no coração do estado de Chiapas, um dos estados mais pobres do México e também um dos mais verdes.

Os povos indígenas, hoje, ocupam 10% do território mundial e vivem em 80% da biodiversidade mundial. Estão perdendo suas culturas e tradições, são marginalizados e perdem seus territórios ancestrais. Infelizmente, em Chiapas não é diferente. Chiapas tem características culturais incomparáveis, povos indígenas descendentes dos Maias, falam mais de 10 dialetos, com regiões anarquistas dentro de um país “democrático”, palco da revolução Zapatista de 1994.

Para não ficar muito técnica, eu gostaria de mudar um pouco o foco desse artigo e apenas fazer uma reflexão: o turismo de aventura é  feito em lugares como Chiapas, mas também é feito em lugares como Lucerna na Suíça, onde ocorrerá o evento no próximo ano. Mas, principalmente, é feito de pessoas. Eventos como esse nunca teriam o êxito que têm não fossem as pessoas, o turismo em si não teria o êxito que tem não fosse a interação, a troca cultural, o “networking”. E foi este o presente que eu trouxe na bagagem; muita informação, e mais que isso, a alegria de viver do mexicano – um grande aprendizado, dos estrangeiros em terra mexicana – que aprenderam a viver o momento como os mexicanos, e os sorrisos, a linguagem universal do coração, ah os sorrisos…

Este slideshow necessita de JavaScript.

*Tatiana Nicz que ainda e sempre acredita no poder dos sorrisos 🙂

2 Respostas

  1. Tati,, mais uma vez, uma bela viagem pelo texto.
    Belas fotos.
    Parabéns.

    Tania

    novembro 3, 2011 às 1:18 am

  2. Tatiana Nicz

    Obrigada Tania, adoramos as suas participações em nosso blog! Sou leitora do seu tb, gosto muito de com vc escreve 🙂 saudades sempre! beijao

    novembro 3, 2011 às 2:23 pm

Deixe um comentário