Os prazeres e desprazeres de um agente de viagens

Por Tatiana Nicz*

Trabalhar com paixão, com o que gostamos, é um grande trunfo. Infelizmente, hoje, muitas pessoas não fazem o que gostam. Para mim, isso sempre soou como coisa de louco já que trabalhamos em média, oito horas por dia, cinco vezes por semana, 20 dias por mês e 240 dias por ano, ufa! Sendo assim, deveríamos escolher com cuidado nossa profissão e buscar um trabalho gratificante, algo que nos empolgue e alimente.

No meu caso, não me atrevo a dizer que estou feliz com meu trabalho 24 horas do dia – tenho consciência de que todos os ofícios têm seus prós e contras. Mas posso, com certeza, afirmar que escolhi fazer algo que me instiga, engrandece e, mais importante, faz outras pessoas felizes.

Os prazeres?

Trabalhar com o lazer das pessoas. Ajudar a planejar e realizar sonhos. Programar atividades e viagens para toda a família, amigos ou para quem quer simplesmente dar um tempo na rotina e ficar consigo mesmo. É gratificante ver alguém voltar feliz de uma viagem ou atividade. É empolgante mostrar meu país, contar curiosidades e detalhes, ajudar as pessoas a brincar com esse tempo tão precioso e necessário – o momento de lazer. Trabalhar com aqueles que se propõem acima de tudo, a ir, ver com os próprios olhos e tirar suas conclusões de cada lugar que escolhem conhecer.

Desprazeres?

Como viajar faz parte da minha profissão, conheço muitos lugares e por isso, muitas pessoas acreditam que trabalhar com turismo é maravilhoso o tempo todo. Pois posso afirmar que muitos dos lugares que conheci foram por opção pessoal e não a trabalho. E a verdade é que um agente de viagens passa boa parte daqueles longos 240 dias em frente a um computador, dentro de um escritório, olhando, pensando, planejando viagens alheias. E esse é o grande paradoxo da profissão. Escrevo aqui, acerca de momentos felizes; viagens planejadas, tempos de ócio e atividades bacanas, mas vivo também, o mesmo “drama” – rotina – da maioria dos leitores.

O importante então é realmente fazermos o que gostamos e mais ainda, planejarmos momentos de lazer com muito carinho. Não deixarmos nunca de ir, não importa o destino, perto ou distante.  Viagens sempre engrandecem, não só aqueles que trabalham com turismo, mas principalmente, os que vão. Tenho prazer em ver os outros planejarem suas viagens e faço como se fosse a minha própria. Pesquiso, sano dúvidas e auxilio sempre com alegria. Sei que se trata de um momento especial, uma decisão importante. É gratificante trabalhar com aqueles que escolhem ir!

Fica aqui a dica: procure um agente de viagens que exerça sua profissão com gratidão, que aprenda seus gostos, saiba o que você quer, tenha paciência para sanar suas dúvidas e te instigue a conhecer o lugar com o seu coração, a sua maneira. E boa viagem!

*Por Tatiana Nicz, que ainda quer ver muita gente indo com a Gondwana Brasil!

Deixe um comentário